Want to Partnership with me? Book A Call

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Alcolumbre e Hugo Motta: O que esperar nos próximos 2 anos?

Para a surpresa de ninguém, a eleição para a presidência do Senado e da Câmara dos Deputados trouxe a vitória dos nomes indicados pelos presidentes anteriores. Na Câmara, o deputado Hugo Motta (REPUBLICANOS/PB), apoiado por Arthur Lira (PP/AL), foi eleito com 444 votos dos 513 possíveis. No Senado, Davi Alcolumbre (UNIÃO/AP), apoiado por Rodrigo Pacheco (PSD/MG), foi eleito para mais dois anos. Alcolumbre já havia comandado o Senado entre 2019 e 2021.

Sem novidades quanto à eleição nas casas legislativas, o que resta é avaliar o que podemos esperar na Câmara e no Senado para os próximos dois anos, que também serão os últimos deste terceiro mandato de Lula.

Antes de fazer essa avaliação (caso queira ir direto à ela vá ao penúltimo parágrafo), é importante lembrar de onde vieram essas figuras políticas que agora ocupam a terceira e a quarta posições mais poderosas do Brasil, estando apenas atrás de Alexandre de Moraes e Lula.

Davi Alcolumbre foi eleito senador em 2014, à época pelo partido Democratas, e reeleito em 2022 pelo segundo menor estado do Brasil em população, o Amapá. De ilustre desconhecido, foi alçado à presidência do Senado pela primeira vez em 2019, por uma articulação dos novos senadores trazidos na onda de renovação que aconteceu na eleição de 2018. Podemos dizer que o próprio Davi é fruto do crescente antipetismo, considerando que enfrentou nomes tradicionais na política de seu estado e foi eleito pelo DEM.

Concorrendo à presidência do Senado, Davi Alcolumbre representou a mudança e derrotou Renan Calheiros (MDB/AL) após uma pressão popular gigantesca, nunca antes vista numa eleição para a presidência do Senado, mobilizada por uma população que havia acabado de eleger Bolsonaro. Mas não demorou para que o Davi que derrotou o Golias caísse nos braços do sistema que ele mesmo havia derrotado.

A primeira presidência de Alcolumbre no Senado foi marcada por um distanciamento dos problemas enfrentados pela população e pelo país, falta de liderança e adesão à política da troca de favores. Apesar de ter recebido o apoio de Bolsonaro, Alcolumbre atrasou a sabatina de André Mendonça, indicado pelo ex-presidente ao STF, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Vale lembrar que, após sair da presidência do Senado, ele assumiu essa cadeira, presidindo a comissão mais importante da casa.

Já Hugo Motta é filho de uma família de políticos na Paraíba e, aos 21 anos, foi eleito deputado federal pelo MDB, sendo o mais jovem na época. Agora, aos 35 anos, em seu quarto mandato, vai exercer a presidência da Câmara.

Chama atenção o controle do Congresso nas mãos de um senador amapaense, eleito com menos de 300 mil votos, enquanto estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais ou mesmo os estados do Sul, com uma população bem maior, têm que se submeter aos desmandos e vontades de representantes de estados com populações menores, mais pobres e sujeitas ao chamado voto de cabresto. Essa é a representatividade da “democracia” brasileira.

Isso acontece por alguns fatores. O principal deles é que a política da troca de favores é muito mais forte nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Deputados que se elegem comprando votos muitas vezes não se preocupam com ideologias. O que prevalece são os interesses particulares, dos seus familiares e, no máximo, de seus aliados políticos próximos. Qualquer escolha feita por políticos assim é baseada na conveniência. Se for conveniente para a eleição deles estar ao lado de Bolsonaro, assim o farão. Mas, se por acaso Lula estiver mais popular em seus estados, eles estarão com Lula.

Então, como esperar que políticos que agem dessa forma façam algo diferente quando alcançam níveis de poder mais elevados, como as presidências da Câmara e do Senado?

Com isso, o que podemos esperar nos próximos dois anos são presidências que continuarão se revoltando com o Executivo quando as emendas não chegam, mas que logo se aliam quando tudo se resolve. Continuarão alheias aos abusos praticados pelo Judiciário, em especial por alguns ministros do STF. Seguirão acatando os pedidos de aumento de salários vindos dessa e de outras categorias, enquanto aprovam aumentos de impostos para a população e os pequenos e médios empresários.

A população descrente e inerte, que perdeu a confiança na política e a esperança de que as coisas possam mudar, dificilmente vai se mobilizar como outrora. Os anos de 2013 e 2015 foram atípicos, quando a esperança vinda com a Lava Jato levou o povo às ruas. Caso uma forte mobilização aconteça mais uma vez, talvez o cenário possa começar a mudar e o sistema busque se reorganizar novamente, como fez em outras ocasiões.

Share Article:

Redação Aracaju24h

Writer & Blogger

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recent Posts

  • All Post
  • Aracaju
  • cultura
  • Economia
  • Esportes
  • Mundo
  • Notícias
  • Política
  • Tudo

Cadastre-se

Para receber as notícias

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.
Edit Template

sobre

O Aracaju 24H é um portal de notícias comprometido em informar com agilidade e profundidade os acontecimentos que impactam Aracaju, Sergipe e o Brasil. Nossa missão é oferecer uma cobertura jornalística clara, atualizada e acessível, abordando temas que vão da política e economia ao cotidiano e esportes.

Nosso compromisso é com a verdade e a pluralidade de vozes, garantindo que nossos leitores estejam sempre bem informados para formar suas próprias opiniões. Com uma equipe dedicada e atenta, buscamos destacar os temas mais relevantes para a sociedade sergipana e além.

Acompanhe nossas atualizações diárias e faça parte da nossa comunidade nas redes sociais. Juntos, construímos um espaço de informação livre, crítica e conectada com a realidade.

Notícias recentes

  • All Post
  • Aracaju
  • cultura
  • Economia
  • Esportes
  • Mundo
  • Notícias
  • Política
  • Tudo

© 2023 Created with Royal Elementor Addons