Want to Partnership with me? Book A Call

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Federação União Progressista abandona governo Lula. Quais os impactos na política de Sergipe?

Um fato relevante sacudiu a política nacional nesta terça-feira (2). Em meio ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e a denúncias de abusos feitas pelo ex-assessor de Alexandre de Moraes envolvendo o Ministro do STF, o União Progressista (UP) — federação formada pelo União Brasil e pelo Progressistas (PP) — anunciou sua saída da base de apoio ao presidente Lula.

O movimento já era defendido pelos principais líderes dos partidos a nível nacional, como o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, o governador de Goiás e pré-candidato à Presidência da República, Ronaldo Caiado – ambos do União Brasil – e pelo senador Ciro Nogueira, presidente do Progressistas e estava previsto apenas para março de 2025.

A antecipação se deu após pressões internas e parece ter ganhado força com a visita do deputado Arthur Lira (PP/AL), ex-presidente da Câmara, a Bolsonaro em sua prisão domiciliar no último dia 1°, um dia antes do anúncio. Nos bastidores, a visita é interpretada como parte da costura de um acordo para consolidar a candidatura de Tarcísio de Freitas (Republicanos) à Presidência, com apoio de Bolsonaro e do Centrão.

Na mesma decisão, a federação assumiu compromisso público com a pauta mais cara à direita: a aprovação de uma anistia ampla, geral e irrestrita, que beneficiaria inclusive Bolsonaro. O gesto reforçou especulações de que há, de fato, um pacto sendo costurado entre o ex-presidente e lideranças do Centrão.

A pressão direta de Lula contra os presidentes da federação, Antonio Rueda (União) e Ciro Nogueira (PP), também contribuiu para a ruptura. O presidente cobrou lealdade e criticou declarações de ambos contra o governo, o que gerou desconforto e acelerou o desembarque.

Reflexos em Sergipe

Em Sergipe, a decisão afeta diretamente o ex-deputado federal André Moura (União), que comanda a federação no estado e possui indicações no Ministério da Saúde de Sergipe. O senador Laércio Oliveira (PP), por sua vez, viu com bons olhos a saída da base em entrevista na TV Atalaia, defendendo que o UP precisava “tomar posição” para se fortalecer. Assim como André, Laércio tem apadrinhados na Codevasf, órgão federal.

Em relação aos posicionamentos políticos a nível nacional, tanto André Moura como Laércio mantém histórico de oposição a Lula e ao PT. Moura tem em seu histórico a articulação do Impeachment da ex-presidente Dilma Roussef e projetos na área de segurança pública, como a redução da maioridade penal aprovada na câmara em 2015.
Já Laércio apoiou Bolsonaro em 2022 e assinou o recente pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes.

Tais posicionamentos entram em conflito com os interesses de ambos em Sergipe. Laércio apoiou o pedetista Luiz Roberto na disputa pela Prefeitura de Aracaju em 2024. Já André Moura segue em silêncio sobre os temas sensíveis a direita e não faz críticas ao governo Lula, e pode ser pressionado pela liderança nacional da federação, o senador Ciro Nogueira, a tomar posição em defesa dos interesses da executiva nacional.

Com a mudança de rota nacional, o cenário estadual também deve se reconfigurar. O ex-deputado Capitão Samuel, recém-filiado ao União Brasil, tem ganhado projeção. Conhecido por liderar o movimento “Fora Lula” em Sergipe, Samuel passou a ser visto como um possível nome da federação para disputar votos do eleitorado bolsonarista no estado.

A saída de Rodrigo Valadares para o PL abre espaço para que Samuel assuma esse papel, alinhando a atuação do UP em Sergipe ao novo posicionamento nacional da federação.

O xadrez de 2026

A saída da maior federação partidária do Brasil da base de Lula e sua aproximação com a direita redesenham o tabuleiro político às vésperas de 2026. No plano nacional, o movimento fortalece a candidatura de Tarcísio de Freitas e dá sobrevida ao capital político de Bolsonaro. Já em Sergipe, a questão central é saber quem representará esse novo alinhamento. Será Capitão Samuel o nome que melhor atenderá aos interesses nacionais da federação? O tempo responderá muito em breve.

Share Article:

Redação Aracaju24h

Writer & Blogger

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se

Para receber as notícias

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.
Edit Template

sobre

O Aracaju 24H é um portal de notícias comprometido em informar com agilidade e profundidade os acontecimentos que impactam Aracaju, Sergipe e o Brasil. Nossa missão é oferecer uma cobertura jornalística clara, atualizada e acessível, abordando temas que vão da política e economia ao cotidiano e esportes.

Nosso compromisso é com a verdade e a pluralidade de vozes, garantindo que nossos leitores estejam sempre bem informados para formar suas próprias opiniões. Com uma equipe dedicada e atenta, buscamos destacar os temas mais relevantes para a sociedade sergipana e além.

Acompanhe nossas atualizações diárias e faça parte da nossa comunidade nas redes sociais. Juntos, construímos um espaço de informação livre, crítica e conectada com a realidade.

© 2023 Created with Royal Elementor Addons